Brasile: Anac suspende a venda de passagens da Webjet


Simme71

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19 Maggio 2009
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Anac suspende a venda de passagens da Webjet

RIO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira que suspendeu a venda de bilhetes da companhia aérea Webjet nos voos programados até a próxima sexta-feira (dia 1º de outubro) devido ao elevado número de cancelamentos.

Segundo a Anac, o percentual de voos cancelados pela empresa passou de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro, chegando a 9,7% na última semana. Até as 14h de hoje, a empresa havia cancelado 47,2% dos voos.

"Com o aumento do número de cancelamentos verificado hoje, a Anac decidiu suspender a venda de bilhetes nos voos programados até sexta-feira e intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no Centro de Operações da empresa", informou a agência, em nota.

Segundo a Anac, os passageiros dos voos cancelados ao longo do mês estavam sendo reacomodados em voos da própria companhia e de outras empresas, inclusive com aeronaves fretadas. Os cancelamentos efetuados até então foram realizados de forma programada para que os passageiros não enfrentassem transtornos.

Mas, nesta segunda-feira, a situação parece ter fugido ao controle da companhia aérea. A Webjet chegou a cancelar mais da metade dos seus voos para evitar que a tripulação ultrapassasse a jornada permitida em lei, que é de 85 horas por mês no ar. A medida provocou filas e protestos em vários aeroportos do país.

De acordo com a Anac, medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana, se a situação não for equacionada pela empresa. Em julho, a Webjet foi autuada pela Anac em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

As agência enviou equipes de fiscallização aos principais aeroportos onde a Webjet atua (Tom Jobim, Santos Dumont, Guarulhos, Porto Alegre, Salvador e Confins-MG) para fiscalizar o atendimento aos passageiros de acordo com a Resolução nº 141. Entre outros direitos, a resolução prevê reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou outra empresa; reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem; informação sobre os direitos do passageiro (inclusive por escrito); comunicação (internet ou telefone, a partir de uma hora de atraso do horário previsto para o voo) e alimentação (a partir de duas horas do horário previsto para o voo).
Fonte: O Globo http://oglobo.globo.com

Notizia pessima! :(
 
Da quello che ho potuto capire dai siti brasiliani, sembra che una buona parte degli equipaggi abbia raggiunto il limite di ore, e quindi hanno dovuto cancellare una marea di voli!
La compagnia sostiene di aver quasi sempre avvisato i passeggeri in anticipo, e di averli riprotetti con voli successivi e/o di altre compagnie, però rimane sempre una roba scandalosa!
Si sono poi scusati dicendo di essere sottoorganico per la richiesta di voli attuali (ma quelli non sono fissi???), e che stanno facendo training a parecchio personale da inserire a breve in organico per risolvere tutti i problemi!
Robe dell' altro mondo...

Cmq io l' anno scorso ho volato con loro da POA a Congonhas, volo perfetto e speso pochissimo!
 
Forse per decidere quanto personale gli serve hanno chiesto consiglio all'easyJet :diavoletto: